O que é o Goianas na Urna?

 

É um projeto que nasceu por acreditar no poder transformador de mulheres engajadas e comprometidas com pautas de equidade de gênero. Buscamos ser uma iniciativa de impulso a mulheres que têm o sonho de transformar a política, pelo poder legislativo, pelo lado de dentro. Iremos selecionar e dar formação teórica e prática para mulheres que querem ser lideranças públicas no poder legislativo em 2020 em Goiânia. Nossas formações ocorrerão de maneira online e presencial ao longo de 2019 e 2020.

   Quem pode se candidatar ao Goianas na Urna?

 

Mulheres de todas as idades, raças, perfis, classes sociais e regiões de Goiânia que tenham o sonho de se tornar referências públicas no legislativo goianiense em 2020.  Queremos encorajar mulheres de todas as searas da sociedade a participarem de nosso processo seletivo e nas atividades ao longo destes dois anos.

 

   Quantas mulheres serão selecionadas?

Iremos selecionar 20 mulheres para participar de nossa formação.  O acesso à plataforma virtual e aos treinamentos presenciais será restrito às 10 mulheres selecionadas. Contudo, todas as inscritas em nosso processo seletivo serão, de alguma forma, engajadas em nossos projetos ao decorrer de 2019 e 2020.

   Que tipo de formações que irei receber?

As formações se distinguem em dois meios: online e presencial.

Serão 04 módulos de formação: desenvolvimento pessoal; conhecimento técnico; conhecimento político e conhecimento de campanha.

No módulo de Desenvolvimento pessoal você irá aprender temas como: liderança, marketing pessoal, como se tornar uma figura pública; técnicas de oratória, escrita criativa, negociação e comunicação não violenta;  organização pessoal; gestão de tempo e planejamento; diálogo e postura empática etc.

No módulo de Conhecimento Político você irá aprender sobre Democracia; partidos políticos; política no Brasil; política em Goiás; participação política feminina em Goiás; Instrumentos de Participação Cidadã; Mulheres nas esferas de decisão etc.

Já no módulo de Conhecimento Técnico os temas que irão ser abordados são: atribuições do legislativo; como elaborar um projeto de lei; orçamento público; legislação eleitoral; comunicação jurídica; processo legislativo, dente outros.

Por fim, no módulo sobre Conhecimento de Campanha você irá ter acesso a ferramentas e ideias sobre como definir o público-alvo da campanha; como formar uma equipe vencedora; estratégias de mobilização; estratégias de engajamento; estratégias de captação de recursos; comunicação em mídias sociais; mídia, marketing e política; e, por fim, como construir uma campanha vitoriosa.

 

    Não tenho certeza se quero concorrer a um cargo político. Ainda assim, posso me candidatar ao Goianas na Urna?

O objetivo do Goianas na Urna é preparar mulheres que tenham convicção de sua vocação para se tornar uma liderança pública através do poder legislativo em 2020. Se você não tem certeza, é recomendado que acompanhe os desdobramentos dos projetos nas comunidades e busque se envolver nas calls mensais que serão abertas para todas as mulheres que querem impactar seu entorno, levando a bandeira da igualdade de gênero em espaços públicos.

 

    Como serão as formações online?

 

As formações online acontecerão de duas maneiras: calls temáticas e plataforma de conteúdos interativos.

Plataforma de conteúdos interativos: Será restrita às 10 mulheres selecionadas no processo seletivo e contará com um vasto material de leitura, vídeos, questionários, fóruns e jogos para as participantes interagirem com os conteúdos disponibilizados. Para receber o certificado, as participantes precisam completar 80% da trilha formativa.

Calls temáticas: serão abertas a toda a comunidade de mulheres que querem aprender mais sobre pautas de equidade de gênero em espaços públicos e políticos. Acontecerão com especialistas nos temas e terão espaço para perguntas e compartilhamentos. Todas as calls ficarão gravadas em nosso banco de dados, possibilitando maior divulgação deste precioso momento de formação.

 

    Quando e onde acontecerão as formações presenciais?

 

As formações presenciais acontecerão em locais acessíveis para que todas as participantes consigam chegar usando o transporte público goiano. Inicialmente, acontecerão aos sábados, das 10am às 15 pm. Estamos prevendo 04 formações presenciais ao longo de 2019 e 2020. Elas contarão com espaço kids, caso dentre as selecionadas tenham mães que queiram levar seus filhos. Por ter duração de um dia inteiro, as formações irão disponibilizar dois lanches e um ticket para o almoço. Ressaltamos que os dias e horários poderão ser flexibilizados, mas que iremos firmemente assegurar que sejam fora do horário de trabalho.

 

    Não tenho condições de ir às formações presenciais. Posso, ainda assim, me candidatar ao Goianas na Urna?

 

As formações presenciais são obrigatórias. Contudo, a partir da apresentação de eventuais dificuldades financeiras para participar das formações, o Goianas na Urna irá disponibilizar subsídios para a locomoção até o espaço da formação presencial, garantindo, assim, que todas as mulheres possam participar destes momentos de intensa troca de conhecimento e experiências.

 

    Posso receber algum auxílio ou subsídio do Goianas na Urna?

 

Sim. Caso necessite de subsídio para participar das formações presenciais e imersões, o Goianas na Urna irá providenciar o subsídio para transporte. Além disso, o Goianas na Urna não oferecerá nenhum subsídio para as lideranças selecionadas.

 

     Pretendo concorrer a um cargo no legislativo municipal, mas ainda não tenho uma rede de seguidores, posso me candidatar ao Goianas na Urna?

 

Sim. Este é um espaço de construção de conhecimento e de compartilhamento de estratégias para que você alcance sua rede de seguidores. Apesar do formulário de inscrição mapear qual seu potencial atual de engajar e mobilizar pessoas, estamos buscando também mulheres que ainda não tenham estas redes consolidadas para ajudá-las a formá-las. Não se preocupe, o Goianas na Urna tem espaço para todas!

 

     Pretendo concorrer a um cargo no legislativo municipal, mas ainda não tenho uma filiação partidária. Posso me candidatar ao Goianas na Urna?

Sim. Não ter uma filiação, ou até mesmo uma afinidade partidária, não é um impeditivo para participar do projeto Goianas na Urna. Ao longo das formações, teremos módulos para estudo aprofundado dos partidos políticos e suas vertentes, possibilitando que todas as lideranças reflitam de maneira autônoma sobre qual partido está mais alinhado com seus posicionamentos políticos.

 

     Tenho que pagar algo para participar do Goianas na Urna?

 

Não. O processo seletivo e as formações são 100% gratuitos.

 

     O que são os “Desafios de Engajamento”?

 

Os desafios de engajamento são momentos de aplicação prática do conteúdo  adquirido. Ao longo da formação, iremos lançar alguns desafios para as selecionadas trazerem para a vida diária os ensinamentos aprendidos na formação. Não serão desafios complexos e iremos estruturar recompensas não financeiras para as candidatas que apresentarem bom desempenho nos desafios sugeridos.

 

     O que é a “Imersão Institucional”?

 

A imersão institucional será um momento em que você irá poder vivenciar como funciona o poder legislativo de dentro. Isso mesmo, estamos preparando um momento para que as lideranças selecionadas acompanhem uma deputada ou vereadora na Câmara ou Assembleia e vivencie os principais desafios do legislativo de perto. A atividade não será obrigatória e as lideranças poderão optar pelo melhor momento de realizar a imersão, de acordo com as propostas de datas apresentadas pelo Goianas na Urna.

 

     Vou receber algum certificado após a formação?

Sim. Todas as participantes que concluírem os módulos obrigatórios e participarem do programa receberão um certificado ao final da formação. A participação incompleta (menos de 80%) nas formações não dá direito ao certificado.

 

     O Goianas na Urna está ligado a algum partido político?

 

Não. Somos suprapartidárias e encorajamos que nossas lideranças tenham pluralidade e liberdade individual de escolha para se filiarem, quando necessário.

 

     Quem está pagando para o projeto acontecer?
 

O Goianas na Urna conta com uma lista de apoiadores financeiros. Todos pessoas físicas e que acreditam na pauta de renovação política no cenário goianiense, engajados em fazer da equidade de gênero uma bandeira a ser difundida amplamente.

PERGUNTAS FREQUENTES