Bem-vinda ao guia de perguntas frequentes (FAQ) do Goianas na Urna! 

Este guia vai te ajudar a entender mais sobre quem somos e sobre os nossos dois principais processos: o de pré-candidatas e de embaixadoras. Atualmente, somente o processo de embaixadoras segue aberto. Se você está planejando e se organizando para ser candidata a prefeita ou vereadora em algum município de Goiás em 2020, o Goianas pode te ajudar por meio de nosso processo seletivo de pré-candidatas. Mas, se você não quiser concorrer a nenhum cargo e quiser se engajar com nossa pauta de como promover mais mulheres na política no nosso estado de Goiás, você é a pessoa certa para o processo seletivo de embaixadoras!

Sobre o Goianas na Urna

 

O que é o Goianas na Urna?

É um projeto que nasceu por acreditar no poder transformador de mulheres engajadas e comprometidas com pautas de equidade de gênero. Buscamos ser uma iniciativa que impulsiona mulheres que têm o sonho de transformar a política pelo lado de dentro.

 

Iremos selecionar e dar formação técnica e prática para mulheres que querem ser lideranças públicas no poder legislativo em 2020 em todo o estado de Goiás . Em virtude do contexto de pandemia, todas as nossas formações irão ocorrer em formato online ao longo de 2020. 

O Goianas na Urna está ligado a algum partido político?

Não. Somos apartidárias e  suprapartidárias. Encorajamos que nossas lideranças tenham pluralidade e liberdade individual de escolha para se filiarem.

 

Quem está pagando para o projeto acontecer?

O Goianas na Urna conta com uma lista de apoiadores financeiros que doaram na nossa campanha de financiamento coletivo. Todos pessoas físicas e que acreditam na pauta de renovação política no cenário goianiense, engajados em fazer da equidade de gênero uma bandeira a ser difundida amplamente.

Sobre o programa de pré-candidatas

 

Quem pode se candidatar ao processo seletivo de pré-candidatas do Goianas na Urna? 

Mulheres maiores de 18 anos, perfis, classes sociais e residentes em Goiás que vão se candidatar ao cargo de vereadora em 2020. É pré-requisito estar filiada a algum partido político.

 

O que o Goianas na Urna me proporcionará?

O Goianas na Urna acredita na atuação em rede. Nossos principais ativos a serem oferecidos para as mulheres selecionadas são:

1) Formações técnicas e práticas;

2) Acesso a plataformas de dados quantitativos sobre o perfil do eleitorado goiano;

3) Assessoria personalizada com equipe jurídica de registro de candidatura e prestação de contas para campanha; 

4) Apoio para formação de equipe com uma rede de voluntárias embaixadoras.

5) Acesso a uma REDE de mulheres que querem trabalhar pelo aumento da representatividade feminina em Goiás e que poderão te ajudar em sua campanha, em distintas esferas;

6) Conexão com outras redes e possibilidade de inserção à plataforma de parceiros mediante adesão voluntária da associada.

 

Não tenho certeza se quero concorrer a um cargo político. Ainda assim, posso me candidatar ao Goianas na Urna?

O objetivo do Goianas na Urna nesta edição é apoiar a preparação de mulheres que tenham convicção de sua vocação para se tornar uma liderança pública através do poder legislativo em 2020. Se você não tem certeza, mas tem interesse em fazer parte do projeto, é recomendado que não participe desse processo seletivo mas preencha o nosso formulário de parcerias.

 

Que tipo de formações irei receber?

 

Será oferecida uma trilha online  de formação com conteúdos relacionados a  desenvolvimento pessoal; habilidades  técnicas; conhecimento sobre política e estratégias de campanha.

 

  • Desenvolvimento pessoal: você irá participar de formações sobre os temas que envolvem liderança, marketing pessoal, técnicas de oratória, como se tornar uma figura pública; escrita criativa, negociação e comunicação não violenta;  construção de narrativas; organização pessoal; gestão de tempo e planejamento; diálogo e postura empática etc.

  • Conhecimento de Campanha você irá ter acesso a ferramentas e ideias sobre como definir o público-alvo da campanha; como formar uma equipe vencedora; estratégias de mobilização; estratégias de engajamento; estratégias de captação de recursos; comunicação em mídias sociais; mídia, marketing e política; e, por fim, como construir uma campanha vitoriosa.

  • Conhecimento Político: você irá aprender sobre a dinâmica dos partidos políticos; cenário legislativo no Brasil; panorama político em Goiás; participação política feminina em Goiás; instituições formais e informais que afastam as mulheres dos espaços de poder; instrumentos de participação cidadã; ética política; mulheres nas esferas de decisão etc.

  • Conhecimento Técnico:  você terá acesso a uma trilha formativa que irá abordar as atribuições do legislativo; como elaborar um projeto de lei; como funciona o orçamento público; quais as regras da legislação eleitoral; prestação de contas de campanha; processo legislativo, dentre outros.

 

Como serão as formações online?

As formações online acontecerão de duas maneiras: calls temáticas (GnU ao Vivo e Semana de Formação) e plataforma de conteúdos interativos.

Plataforma de conteúdos interativos: Será restrita às selecionadas no processo seletivo e contará com um vasto material de leitura, vídeos, questionários e fóruns para as participantes interagirem com os conteúdos disponibilizados. Para receber o certificado, as participantes precisam completar 80% da trilha formativa.

 

Calls temáticas: serão abertas a toda a comunidade de mulheres que querem aprender mais sobre pautas de equidade de gênero em espaços públicos e políticos. Acontecerão com especialistas nos temas e terão espaço para perguntas e compartilhamentos. Todas as calls ficarão gravadas em nosso banco de dados, possibilitando maior divulgação deste precioso momento de formação.

 

Vou receber algum certificado após a formação?

Sim. Todas as participantes que concluírem os módulos obrigatórios e participarem do programa receberão um certificado ao final da formação. A participação incompleta (menos de 80%) nas formações não dá direito ao certificado.

 

Como será a assessoria jurídica personalizada?

O Goianas na Urna conta com um equipe de jurídica que irá prestar apoio personalizado às selecionadas que manifestarem interesse. Elas irão apoiar com a disponibilização de um calendário de datas relevantes para o processo eleitoral e com a tutoria individualizada às interessadas em temas como: registro de candidatura, prestação de contas de campanha;  e também sanando dúvidas jurídicas gerais, pertinentes aos objetivos projeto.

Como funciona a inserção em outras redes de formação política?

Acreditamos em transformação em rede. Além de um time de voluntárias extremamente engajada, fazemos parte do Pacto pela Democracia - conjunto de diversas organizações sem fins lucrativos que lutam diariamente para defender nossa democracia. Também buscamos ativamente parcerias estratégicas que ajudem rede se associadas a superar barreiras de acesso a política como formações de qualidade, painel de dados personalizados e programa de mentoria.

 

O que são os “Desafios de Engajamento”?

Os desafios de engajamento são momentos de aplicação prática do conteúdo  adquirido. Ao longo da formação, iremos lançar alguns desafios para as selecionadas trazerem para a vida diária os ensinamentos aprendidos na formação. 

 

Tenho que pagar algo para participar do Goianas na Urna?

Não. O processo seletivo e as formações são 100% gratuitos. Contudo, se a selecionada não obter a presença em 80% das formações presenciais, caso aconteçam após a pandemia, e 80% da trilha online, terá que pagar  multa devido aos gastos que envolvem proporcionar a formação na plataforma online. Caso não haja o cumprimento da participação supracitada a selecionada será excluída do projeto, sem recebimento de certificado.

 

Pretendo concorrer a um cargo no legislativo municipal, mas ainda não tenho uma rede de seguidores, posso me candidatar ao Goianas na Urna?

Sim. Este é um espaço de construção de conhecimento e de compartilhamento de estratégias para que você alcance sua rede de apoiadores. Apesar do formulário de inscrição mapear qual seu potencial atual de engajar e mobilizar pessoas, estamos buscando também mulheres que ainda não tenham estas redes consolidadas para ajudá-las a formá-las. Não se preocupe, o Goianas na Urna tem espaço para todas!

Achou que o programa de pré-candidatas é pra você? 

 

Sobre o programa de embaixadoras

O que é o Programa de Embaixadoras?
Para apoiar candidaturas femininas lançamos o Programa de Embaixadoras do Goianas na Urna, que consiste em um programa de apoio às futuras vereadoras para montarem equipes de campanha ao lado de mais pessoas engajadas com a pauta de equidade de gênero em Goiás. 

 

Quem pode se inscrever ?

Apesar de ser chamado “Programa de Embaixadoras”, homens também são bem-vindos para atuarem como embaixadores e agregarem suas experiências ao projeto. Ou seja, qualquer pessoa, homem ou mulher, com vontade de trabalhar em prol do aumento da representatividade feminina na política. O único pré-requisito é se interessar por política e estar alinhado com os valores do Goianas na Urna.

 

Quais serão as minhas responsabilidades?

Você pode escolher a melhor forma de atuar como embaixadora. Aqui listamos algumas delas:

 

  1. Compondo a equipe de embaixadoras do Goianas na Urna, difundindo todas as ações e atividades nas redes sociais e grupos de amigos dando visibilidade do Goianas na Urna, apoiando o time de voluntárias nos movimentos de flertaço, adesivaço e outras ações de mobilização.

  2. Apoiando 1 de nossas pré-candidatas em atividades  de campanha e pré-campanha, estratégicas e operacionais como: coordenação de mobilização; análise SWOT (FOFA) coordenação de captação de recursos; coordenação de comunicação; coordenação administrativa; coordenação de articulação; coordenação de eventos; coordenação de planejamento e articulação;

  3. Compondo equipes de campanha das pré-candidatas em atividades operacionais de pré-campanha e campanha tais como: implementar estratégias de captação de recursos; promover mídia e marketing digital; apoiar em eventos e panfletagens, flertaços; ajudar na construção de uma rede de apoiadores; participar de encontros partidários etc);

Quanto tempo requer de disponibilidade?

No momento, suas atividades estarão concentradas em conhecer gradualmente às pré-candidatas e em definir com qual(is) você mais se identifica e como gostaria de trabalhar. Isso requer uma média de 2h por semana. No período da campanha, suas atribuições poderão aumentar e, por conseguinte, o tempo de disponibilidade precisará ser maior. Sugerimos que você converse diretamente com a pré-candidata que pretende apoiar.

 

O que este programa me proporciona?

O programa Embaixadoras do Goianas na Urna te proporciona os seguintes benefícios:

  1. Contato com uma rede de mulheres engajadas em promover a transformação política com pautas de equidade de gênero nacionalmente;

  2. Formação política e para desenvolvimento pessoal;

  3. Possibilidade de se envolver na ação política feminista local;

  4. Conhecimento da dinâmica eleitoral e desenvolvimento de habilidades comportamentais;

  5. Networking com o ecossistema político-partidário e possibilidade de ampliar seus conhecimentos e inserção no ambiente político de Goiás;

  6. Possibilidade de se inserir na equipe de trabalho das pré-candidatas, e, caso eleitas, de contribuir ativamente no mandato de uma figura política comprometida com as pautas de equidade de gênero;

  7. Certificado de voluntariado, atestando sua participação como embaixadora do Goianas na Urna.

 

Pago ou recebo algo por isso?

Não. O Goianas na Urna não realizará transferência de recursos financeiros para a participação no programa de embaixadoras. O programa também não requer o pagamento de nenhuma taxa.

 

Como irei escolher a(s) futura(s) vereadora(s) que posso apoiar?

Em linhas gerais, você irá apoiar o Goianas na Urna como um todo. Fica a seu critério e também a critério das pré-candidatas uma atuação mais coordenada com alguma/s delas.

A partir da identificação e afinidade embaixadoras e pré-candidatas, você poderá buscar maior proximidade e oferecer apoio, bem como receber o convite de alguma pré-candidata. Orientamos que agendem cafés virtuais para se conhecerem, compreenderem as pautas prioritárias e tirarem suas dúvidas sobre a plataforma política e projeto de campanha. 

Quais serão os critérios de seleção?

Após preencher o formulário de inscrição, a equipe do Goianas na Urna irá analisar: seu alinhamento com nossos valores; suas motivações para se tornar uma embaixadora e sua disponibilidade de tempo para participar do projeto. 

Participação em algum projeto de formação política será um diferencial. 

Atenção: Afinidade político-partidária, filiação e posicionamento ideológico NÃO serão critérios de seleção. Queremos mulheres plurais e de várias vertentes ideológicas e partidárias!

Achou que o programa de embaixadoras é pra você? 

QUEM SOMOS

O Goianas na Urna é a primeira escola de formação política de Goiás. Somos uma organização voltada para aumentarmos a representatividade feminina na política. Não temos fins lucrativos e operamos de forma suprapartidária.

EXPLORE NOSSO SITE

Brenda Prata

As Goianas na Urna
            1 -O que é o Goianas na Urna?
             2 - O que fazemos?

             3 - No Que Acreditamos?

             4 - Nossas líderes
             5 - Nossas Voluntárias

             6 - Nossas Parcerias

             7 - Como Ajudar?

Nosso Processo Seletivo
Nossas Pré-Candidatas
Doe

Blog
Perguntas Frequentes

       1 - Sobre o Goianas

       2 - Sobre o programa de pré-candidatas 

       3 - Sobre o programa de embaixadoras

NOSSO CONTATO

Nossas Redes:

  • Branca Ícone Instagram
  • Branco Twitter Ícone
  • Branco Facebook Ícone

(62) 98569-2284